"Quem possui mais poder? Aquele que comanda uma organização com milhares de pessoas, envolvendo milhões de dólares e afetando a vida de comunidades ao redor do planeta ou alguém que tem total consciência do que deseja e se guia por isso?"
Com esse questionamento Dulce Magalhães (Consultora, Doutora em Planejamento de Carreira, Ph.D. em Filosofia pela Columbia University - EUA) inicia sua coluna hoje no Correio do Povo, jornal do Rio Grande do Sul.
Ela continua sua reflexão: "Poder é a capacidade de realização. Assim, uma grande estrutura pode proporcionar condições de exercer maior poder, entretanto, essa realização precisa incluir alguns aspectos prioritários da vida, como as aspirações pessoais, o equilíbrio de uma vida saudável e a afetividade de relacionamentos bem sucedidos." Na visão de Dulce magalhães a realização vai muito além dos resultados numéricos ou concretos.
A consultora ainda afirma que podemos expandir o conceito de poder para a capacidade de realizar-se. Com isso criamos um círculo contínuo de interdependência, pois quanto maior a capacidade de realizar-se, maior o poder individual, que interfere e afeta o coletivo, e que, por sua vez, repercute no individual, fechando o círculo contínuo.
Dulce Magalhães também nos relembra sobre a importância da nossa liberdade e poder de escolha.
"(...) o que nos oferece uma métrica de poder real é nossa liberdade de escolha. (...) Não somos imune ao erro, entretanto, não exercitar escolhas é o erro mais contundente porque nos tira o privilégio de ampliarmos nosso poder e alcançarmos maior liberdade."
Para finalizar, ela relembra da nossa responsabilidade com relação a mudança.
"Ainda somos prisioneiros de nossos medos, bloqueios e dúvidas, porém, somos os únicos capazes de girar a chave da mudança através da autorealização "
Enfim, ter consciência sobre nosso poder de mudança e construção de futuro é essencial. Entretanto, precisamos estar também conscientes das nossas potencialidades e limitações para fazermos escolhas mais coerentes.
"Uma síntese possível é que precisamos desenvolver continuamente nosso poder, através do exercício das escolhas, para atingirmos o patamar mais elevado da liberdade de viver exatamento o que queremos"
Não tenho nada contra Zeca Pagodinho, mas tem horas que não dá para deixar a vida nos levar. Precisamos acreditar que temos poder de escolha e poder de mudança.
Portanto, é essencial termos consciência sobre nosso momento presente.
É no AQUI e AGORA que está o nosso poder, não é no passado e nem no futuro.
Fonte: Jornal Correio do Povo. Caderno Plano de Carreira. Sábado, 03 de novembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário